Skip to content

eco friends, ou eco freaks?

22/10/2009

fraldas

Eco friends, ou eco freaks?

“Amigos do pássaro” é uma expressão que ouço, ocasionalmente, para definir (carinhosamente?) os ambientalistas – e aqui não há discriminações, tanto podem ser os activistas que se algemam contra as touradas, ou contra os OGM (Organismos Geneticamente Modificado) como os que evitam comer carne, ou os que no seu dia-a-dia procuram as soluções mais ecológicas. Certo é que quando alguém decide fazer alguma coisa em prol do Ambiente é olhado como mais um(a) que não tem mais o que fazer, ou com que se preocupar, na melhor das hipóteses. Na pior, é mais um(a) com um parafuso a menos.

Não será por acaso que há quem defenda, por exemplo, que a questão das Alterações Climáticas – o assunto na ordem do dia – seja retirado do “gueto” ambiental para ser definitivamente resolvido, porque esperar que “o movimento ambientalista lidere esta luta é como pedir ao Departamento de Agricultura dos EUA, que tome conta da guerra no Iraque”, defendeu Bill McKibben, especialista do Middlebury College, na Foreign Policy.

É pois compreensível que a campanha xixi no banho seja olhada com desdém. Concordo com o Luís Pedro Nunes, não devíamos deixar os construtores de autoclismos fora de Copenhaga, mas se alguém quiser fazer xixi no seu próprio chuveiro e evitar uma descarga de autoclismo por dia, o equivalente a 12 litros de água, qual é o problema? Já o “Flush Factor” com o seu “If it’s yellow leave it mellow; if it’s brown flush it down” pode ser mais discutível, no entanto é ver o que acontece se ficarmos sem água durante um dia, ou uma tarde… 

Isto tudo para chegar às fraldas reutilizáveis, que é o mesmo que dizer às fraldas de pano. As caras que eu já vi fazerem por causa dessa minha opção. A incredulidade espelhada nos olhares esbugalhados. Fui inclusive apelidada de “corajosa”! Pois devo dizer que para mim é uma escolha absolutamente natural e óbvia e nem me ocorreria que pudesse ser de outra forma. Original e diferente seria se eu fizesse como Isabella Rossellini.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Abel permalink
    27/10/2009 14:56

    Pois é Calita. Reconheci essa imagem na minha corda de secar a roupa. Sou visto entre os meus (e teus) amigos como um louco (e a Lena ainda mais) que se põe a lavar fraldas (Ui que nojo, que subdesenvolvido!). Mas o certo é que, quando tiver um segundo filho, lá terei as fraldinhas da Raquel para ele (ou ela) usar, poupando a natureza e muitos, muitos euros.

    Essa do chichi na Banheira é que não. Eu tenho um reciclador de água na cave, onde caem todas as águas de banho e lavatórios, por isso nada de porcarias nem detergentes abrasivos na banheira que, com a água reciclada, rego e jardim e lavo a roupa.

    Beijo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: