Skip to content

Tempo

17/09/2009

muv-reutilizar[1]

Toda a gente sabe que o grande problema dos nossos dias é a falta de tempo – Não, não tenho solução para isso, nem me parece relevante insistir na conversa da necessária mudança dos estilos de vida, ou na adesão aos movimentos slow em contraposição aos fast –  e toda a gente desespera com essa realidade.

E, ainda assim, quase toda a gente deixa-se estar, porque há sempre novos hipermercados, cheios de comida já cozinhada, perto de casa; porque há cada vez mais automóveis para se conseguir largar as crianças e seguir para o trabalho (mesmo que as filas durem eternidades); porque há cada vez mais ATL para as crianças se ocuparem; porque sim, porque é a vida.

O tempo, ou a falta dele neste caso, é portanto um grande inimigo da saúde e, pois claro, do ambiente. Mas isso até é praticamente irrelevante comparando com o que diz Kundera, no livro A Lentidão, que considera a rapidez inimiga da felicidade:

“Porque terá desaparecido o prazer da lentidão? Ah, onde estão os deambuladores de outrora? Onde estão esses heróis indolentes das canções populares, esses vagabundos que preguiçam de moinho em moinho e dormem ao relento? Terão desaparecido com os caminhos campestres, com os prados e as clareiras, com a natureza? Há um provérbio checo que descreve a sua ociosidade por meio de uma metáfora: contemplam as janelas de Deus. Quem contempla as janelas de Deus não se aborrece; é feliz…”

É tudo muito bonito mas há que ganhar a vida? Pois claro que sim. No entanto, “perder” uma horita num fim-de-semana destes a fazer outra coisa qualquer, que não as mesmas de sempre, não causa assim tanto transtorno nos horários, certo? Algumas sugestões:

[Aviso os inúmeros seguidores deste blog que segue-se uma curta pausa para parir]

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: